por Caroline Maltaca
com informações da RIC Record TV

Entre os primeiros lugares que Cascavel não gostaria de ocupar, porém atualmente ocupa é o de cidade com maior índice de furtos de fios de cobre do Paraná. De acordo com a Polícia Militar, a cidade localizada no oeste paranaense registrou novos casos ainda esta semana, o qual encontraram quase 150 Kg de fios de cobre em um ferro velho.

“É um material que é de fácil comércio. Apesar de ter uma regulamentação própria, muitas pessoas acabam adquirindo este cobre sem saber a respectiva origem. Isso deve ser apurado de uma forma melhor, porque esta prejudicando muitas pessoas”,

explica o Capitão da PM, Diego Astori.

Apenas neste ano, uma empresa de telefonia de Cascavel teve cabos furtados em 37 pontos diferentes. A quantidade de fios roubados varia entre 100 a 2 mil metros em cada ponto.

A ação dos criminosos

Além dos furtos em locais de construções, é possível observar que Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e outros espaços públicos também são alvos frequentes dos ladrões.

O que se assemelha entre os criminosos é que na maioria dos casos, ao ter em mãos o material padrão, seja de luz, internet ou outros tipos de cabos, eles os queimam para tirar o revestimento e deixar apenas o metal. Após a ação, eles tentam vender por uma determinada quantia.

“Tanto é crime a pessoa que acaba furtando esses fios de cobre, como a pessoa que recepta esse material”,

informa Astori.

Além do prejuízo para as vítimas, tal prática oferece um alto risco para quem furta. Há dois anos, um homem morreu enquanto tentava furtar cabos de energia em uma caixa subterrânea do munícipio.

Veja a reportagem:

9 jun 2021, às 16h07. Atualizado às 16h26.
Mostrar próximo post
Carregando