Com medicamentos vencidos e irregularidades, asilo é interditado em Ponta Grossa
Um asilo de idosos foi interditado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, após vistoria nos dias 22 e 23 de dezembro. De acordo com a equipe sanitária, o local oferece risco iminente à saúde dos moradores. Com a decisão, os 45 idosos devem ser transferidos e o estabelecimento pode ter as atividades encerradas caso não solucione os problemas.
De acordo com a prefeitura, no final de novembro, uma equipe da vigilância sanitária recebeu denúncias, foi até o asilo, localizado na região do Jardim Carvalho, e identificou irregularidades. Segundo o portal aRede entre os problemas estão:
- equipe insuficiente, sem qualificação nem treinamento para realizar as atividades;
- questões sanitárias que apresentavam riscos para a saúde dos idosos;
- mais de 20 medicamentos vencidos foram encontrados na farmácia do local;
- além de outras irregularidades internas
As autoridades então sinalizaram o estabelecimento e fizeram uma nova inspeção na última semana. Como os problemas foram novamente identificados, o local foi autuado e teve a interdição temporária, de 90 dias.
“Uma vez constatado o risco iminente à saúde dos idosos nela residentes, foi feita a imediata intervenção pela Vigilância Sanitária Municipal para proteger a saúde e integridade dos mesmos”,
explicou a assessoria de imprensa da Prefeitura ao Portal aRede.
A autuação pode resultar em aplicação de multa e até interdição definitiva da instituição. O RICMais entrou em contato com o Lar de idosos Longevus, mas até o momento não obteve resposta.