Combate ao tráfico de drogas diminui a violência, aponta 5º Comando Regional da PM
As apreensões de drogas em toda a região Oeste e Sudoeste do Paraná aumentaram 50% no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado. Desde janeiro deste ano, o 5º Comando Regional da Polícia Militar (5º CRPM) já apreendeu mais de 45 toneladas de entorpecentes.
Na mais recente apreensão, realizada na quarta-feira (30) em Foz do Iguaçu, foram retirados de circulação aproximadamente 2,4 toneladas de maconha. Neste caso, os criminosos tentaram fugir e trocaram tiros com o Pelotão de Choque do 14º BPM.
De acordo com o Coronel Sergio Almir Teixeira, Comandante do 5º CRPM, a polícia tem atuado em duas frentes para combater o tráfico.
“Através da Inteligência nós conseguimos fazer as apreensões de maior volume e também aquelas apreensões pequenas, que são de fundamental importância. Já que são elas que alimentam e geram a violência local.”
Coronel Sergio Almir Teixeira – Comandante do 5º CRPM
Além disso, o Coronel afirma que com ações contra o tráfico de drogas outros crimes também são combatidos.
“Nas biqueiras, por exemplo, a gente consegue evitar principalmente os crimes de roubo e o homicídio, porque às vezes a pessoa fica devendo pequenas quantidades e acaba sendo executada por isso. Ou para sustentar a compra, acaba fazendo furtos e roubos. Já nas grandes apreensões, elas geram, principalmente, uma perda monetária para o crime.”
Coronel Sergio Almir Teixeira – Comandante do 5º CRPM
Conforme o levantamento, da seção de Planejamento e Estatísticas do CRPM, os municípios que apareceram com as maiores apreensões neste ano são Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Santa Helena e Guaíra.