Comerciantes alertam para "golpe do troco"

por Daniela Borsuk
com Thais Travençoli | RIC Record TV
Publicado em 18 mar 2021, às 13h33. Atualizado às 13h44.

Comerciantes do bairro Tatuquara, em Curitiba, alertam para dois golpistas que estão circulando pela região. Os homens vão até os estabelecimentos bem vestidos, mexendo no celular, e afirmam que receberam o troco errado de compras que fizeram nos locais.

Em grupos em redes sociais, os comerciantes compartilham histórias semelhantes: os suspeitos entram nas lojas, vão até os balcões e afirmam que deram uma nota de R$ 50 e receberam o troco errado há cerca de dois a três dias. Os comerciantes questionam, mas os homens insistem na mentira e, por vezes, alguns acabam caindo no golpe.

Os relatos são de estabelecimentos que foram “visitados” pelos golpistas mais de uma vez na mesma semana e até no mesmo dia.

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ via RIC Record TV)

“É desanimador, tem horas que a gente pensa em fechar porque pra gente já está complicando tudo o que está acontecendo e ainda ficar à mercê disso”.

Desabafou uma comerciante.

Conforme a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, é obrigação do consumidor conferir o troco no estabelecimento imediatamente quando optar pelo pagamento em dinheiro.

Ela ainda explicou que, em casos de pedidos por delivery, por exemplo, em que a refeição vier errada, a orientação é para que o produto não seja consumido e que o comprador entre em contato com o estabelecimento para verificar a troca. “É claro que o consumidor deve minimamente ter uma comprovação, ou seja, uma nota fiscal, um recibo, o comprovante do cartão para poder reclamar”, pontuou.