Velório de Ricardo Kusch deve iniciar às 23h em ginásio de São José dos Pinhais
O corpo do secretário de segurança Ricardo Kusch, 44 anos, deve chegar no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, por volta das 23h desta segunda-feira (07). A partir deste horário, o velório ocorrerá madrugada adentro. A cremação está prevista para 11h de terça-feira (08) no Cemitério Padre Pedro Fuss.
Antes disto, às 9h iniciarão as homenagens ao secretário de segurança, que também era guarda municipal em São José dos Pinhais e muito admirado pelos colegas da segurança pública. Será reservado o espaço de uma hora para as homenagens, até a saída do corpo do ginásio, às 10h, em direção ao cemitério.
Ricardo Kusch foi morto em um assalto em São Paulo, na noite de domingo (06). Ele viajou de moto ao estado vizinho para renovar um visto de viagem. Mas foi abordado na Marginal Pinheiros, chegando à capital paulista. Os assaltantes queriam levar a moto e os pertences do secretário. Não se sabe se ele reagiu ao crime. Mas levou quatro tiros no peito. Chegou a ser socorrido, mas morreu assim que deu entrada no hospital. Os marginais não pegaram a moto, mas levaram a pistola calibre 380 de Kusch.
Amor pela segurança pública
Ricardo Tadeu Kusch era casado e pai de três filhos, sendo um casal de gêmeos de seis aninhos (Giovana e Bernardo) e de uma jovem de 18, a Heloísa. Kusch concluiu ensino médio EJA em 2010, foi candidato a vereador e a deputado estadual pelo PSD e tinha ideais de segurança pública. Virginiano de 44 anos, nasceu em 23 de agosto de 77, em Curitiba.
Funcionário de carreira do município de São José dos Pinhais, desde janeiro de 2010. Morava em bairro de classe média na cidade e foi nomeado secretário de segurança do município em janeiro do ano passado. Durante a carreira, acumulou várias menções honrosas e destaque por conta dos esforços treinamentos que buscou para atuar na segurança pública com excelência.
Ele concluiu um curso de tiros na academia de El Paso, no Texas (EUA); ganhou prêmio na conferência da Swat nos EUA, em 2011; e teve reconhecimento por ato de bravura, por salvamento de mãe e filha em incêndio de grandes proporções. Pós graduado em Gestão de Segurança Pública, Kusch era especialista em tecnologia não letal.