Criança de 3 anos foge de casa pela segunda vez e é resgatada em Londrina

por Maria Eduarda Paloco
Com informações de RICtv e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 14 out 2022, às 16h42.

Uma criança, de 3 anos, fugiu de casa pela segunda vez nesta tarde de quinta-feira (13), no bairro São Jorge, em Londrina, no norte do Paraná. Ela foi encontrada pelo motorista do ônibus, que estranhou ela estar sozinha no veículo.

A criança fugiu enquanto a mãe estava dormindo e percorreu aproximadamente dois quilômetros, até entrar no ônibus e ser resgatada pelo condutor.

O motorista levou a criança de volta ao Terminal Vivi Xavier e em seguida, acionou o Conselho Tutelar. Os conselheiros tiveram dificuldade para levar a criança até a sede do órgão. “Ela só sabia dizer o primeiro nome e não queria vir com a gente. ela dizia que a avó ia chegar”, afirma a conselheira tutelar, Carla Gimenez.

Os profissionais do conselho iniciaram as buscas, e foi por meio de um grupo no WhatsApp dos moradores do assentamento São Jorge que localizaram os familiares da criança.

“Ela sumiu pela primeira vez e apareceu na escola dela, a diretora ligou para mim e eu fui lá buscar”, explica a mãe sobre o histórico de desaparecimento da filha.

O que fazer se uma criança desaparecer?

De acordo com a diretora do conselho tutelar da zona norte de Londrina, Patrícia Angeluci, a primeira coisa a se fazer quando uma criança desaparece é procurá-la em lugares perto de sua casa. Em seguida, é necessário acionar o conselho tutelar e a Polícia Militar (PM).

Os órgãos responsáveis iniciaram as buscas em lugares que a criança costuma frequentar e procurar por informações sobre onde ela possa estar. Segundo Patrícia, os grupos de moradores de bairro são aliados em momentos como este e podem auxiliar nas buscas.