Criança descobre que era abusada por padrasto após aula de educação sexual

De acordo com a PCPR, a vítima não identificava as ações como abuso por nunca ter tido informações sobre educação sexual anteriormente

por Mariana Gomes
com informações da PCPR e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 9 jul 2024, às 21h48.

Após um ano de abusos, uma menina de 10 anos de idade conseguiu denunciar os atos de seu padrasto depois de uma aula de educação sexual em junho deste ano. O homem de 45 anos foi detido por estupro de vulnerável em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, após se apresentar na unidade policial na última segunda-feira (8).

Criança descobre abusos de padrasto após aula de educação sexual
Antes da aula de educação sexual, a menina achava que os abusos eram carinhos de seu padrasto (Foto: Ilustração/Pixabay)

Conforme os relatos da vítima à Polícia Civil do Paraná (PCPR), os abusos começaram em 2023. Contudo, a menina pensava que se tratava de carinho por parte do padrasto. Ela apenas passou a entender que os gestos eram abusivos após uma aula de educação sexual em junho de 2024. 

A princípio, a menina detalhou como os eventos aconteciam durante uma escuta especializada da PCPR. De acordo com o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), o desconhecimento da garota facilitou a ação do padrasto.

Conforme a delegada da PCPR, Ana Paula Carvalho, a educação sexual é essencial na prevenção do abuso. “Aproveitamos a oportunidade para ressaltar a importância da orientação sobre abuso sexual às nossas crianças e adolescentes, pois se não fosse a abordagem ocorrida na escola, é possível que até hoje essa criança estivesse sendo vítima”, ressaltou. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.