Criança diagnosticada com amigdalite morre e mãe alega negligência médica
A criança foi levada ao hospital após desmaiar, ela foi diagnosticada com amigdalite e morreu no dia seguinte após sofrer sepse
Uma criança de seis anos foi levada ao hospital, onde foi diagnosticada com amigdalite, ela recebeu antibióticos para tratar a condição, mas morreu um dia depois. A mãe da menina alega negligência médica. O caso foi registrado em dezembro de 2022 em Margate, no Reino Unido. Na quinta-feira (16), ocorreu uma audiência sobre o caso.
A menina identificada como Maya Siek, de seis anos, foi levada ao hospital East Kent Hospitals University NHS Foundation Trust após desmaiar. Ela recebeu o diagnóstico de amigdalite, ela foi medicada e enviada para casa apesar dos apelos da mãe Magda Wisniewska sobre ser algo mais grave.
- Leia também:
- Menina de 5 anos morre e família aponta erro médico em UPA
- Mãe pede justiça pela filha que morreu por erro médico
De acordo com o inquérito, o hospital cometeu “uma série de falhas” durante o atendimento de Maya. Contudo, não há evidências de que os médicos tenham causado ou contribuído diretamente para a morte da menina.
Maya morreu um dia depois, o coração dela parou depois que ela sofreu necrose miocárdica aguda, condição desencadeada por sepse.
Segundo a legista Catherine Wood, no dia em que a criança foi ao hospital uma série de questões “poderiam ter sido resolvidas de forma diferente” pelo East Kent Hospitals University NHS Foundation Trust.
“Houve uma série de falhas no Trust em relação à gestão de Maya”, disse Catherine no inquérito em Oakwood House, em Maidstone.
Apesar de não existirem evidências de negligência, Des Holden, o diretor do hospital pediu desculpas pelos erros cometidos no atendimento da criança.
“Pedimos desculpas sem reservas à família de Maya pelos erros que cometemos no seu cuidado”.
Negligência médica
Ao ser examinada, os médicos determinaram que Maya tinha uma possível amigdalite e deram alta para casa com alguns antibióticos, mas ela desmaiou novamente logo depois de sair do hospital.
Depois de realizar mais exames, ela foi novamente mandada para casa. Os profissionais orientaram que ela retornasse caso piorasse.
No dia seguinte, a menina foi levada ao hospital novamente e diagnosticada com sepse e gripe.
Maya teve uma parada cardíaca e morreu. O legista registrou a causa da morte como insuficiência cardíaca (necrose miocárdica aguda), juntamente com a presença de outras doenças crônicas de Maya e gripe.
“Nossa vida foi arruinada e nossa família nunca mais será a mesma sem ela”, disse a mãe da menina durante a audiência
A investigação do hospital concluiu que Maya recebeu “alta indevidamente devido à falta de supervisão clínica sênior”.
A família ainda busca por justiça pela morte de Maya. Até o momento, não há novas informações sobre o caso.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!