Criminosos são alvos de operação contra lavagem de dinheiro no Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação contra uma organização criminosa na manhã desta terça-feira (23). Ao todo, são 27 ordens judiciais por lavagem de dinheiro decorrente de tráfico de drogas. A ação ocorre simultaneamente em vários municípios do norte do Paraná. Segundo a PCPR, os suspeitos movimentaram mais de R$ 20 milhões de origem ilícita.
Os alvos estão nas cidades de Apucarana, Londrina, Cambira, São João do Ivaí e Borrazópolis. São dois mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. Além disso, a equipe cumpre medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras.
Os suspeitos de lavagem de dinheiro “utilizavam diversas formas para dissimular a procedência dos ganhos financeiros de forma ilícita”. Conforme o delegado Ricardo Casanova, da PCPR, os policiais apuraram que os criminosos utilizavam como principal esquema financeiro a constituição e aquisição de estabelecimentos comerciais. Dentre estes, postos de combustíveis nos municípios em que a operação ocorre.
Os valores teriam sido colocados no sistema financeiro por meio de circulação de maneira fracionada. Também houve a liquidação de operações de créditos e a aquisição de combustíveis. Os suspeitos responderão por crimes de associação criminosa e de lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a mais de dez anos de reclusão.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui