Empresário é investigado por usar frota de caminhões para transportar drogas

A operação Cortina de Fumaça apurou que caminhões levavam drogas do Oeste do PR para São Paulo e Rio de Janeiro

por Lucas Novak
com informações de PCPR e supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 17 set 2024, às 12h03.

A Polícia Civil cumpre, nesta terça-feira (17), 19 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão em 12 cidades do Paraná e uma cidade de São Paulo, contra uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e roubo de cargas. Segundo a polícia, o grupo é chefiado por um empresário do ramo de transportes, que utilizava seus caminhões para o envio dos entorpecentes.

Empresário utilizava caminhões para tráfico de drogas
A operação é conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (Foto: PCPR)

De acordo com a PCPR, 150 policiais atuam na operação “Cortina de Fumaça”. A ação foi realizada em Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos, Quedas do Iguaçu, Toledo, Pato Bragado, Cascavel, Ubiratã, Medianeira e Curitiba, além de Mairinque, no estado de São Paulo.

Também foram decretadas medidas patrimoniais de bloqueio de contas bancárias de 23 pessoas físicas e sete empresas, como parte de uma estratégia para desmantelar financeiramente os grupos criminosos.

Leia também:

Durante as investigações, foi identificada uma organização criminosa que utilizava caminhões de uma empresa de transportes para distribuir entorpecentes do Oeste do Paraná para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As cargas ilegais eram disfarçadas em mercadorias lícitas, com o objetivo de despistar as autoridades.

Durante as investigações foram apreendidos cinco grandes carregamentos de drogas, que totalizaram seis toneladas de maconha, 65 quilos de crack e quase 240 quilos de skunk, causando um prejuízo estimado em R$ 14 milhões à organização criminosa. Ainda, um dos líderes da organização, condenado a vários anos de prisão e que vivia em Francisco Beltrão com identidade falsa, foi preso. Ele estava foragido do Rio Grande do Sul.

Outra quadrilha envolvida em roubo de cargas, que utilizava rastreadores clandestinos para monitorar caminhões e roubar as mercadorias, também foi identificada. 

Outras operações da Polícia Civil

Também deflagrada nesta terça-feira, a Operação Caim e Abel, realizada pela PCPR em conjunto com outras forças de segurança, cumpre 49 mandados judiciais contra organizações criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas no Oeste do Paraná. A investigação revelou que os crimes estavam relacionados à disputa entre facções, com ordens de homicídios vindas de um líder preso no Paraguai.

Já a Operação Manutentia II envolve a PCPR e a PMPR, com buscas em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A ação tem o intuito de cumprir sete mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas, posse e comércio ilegal de armas. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.