Entenda o novo golpe do falso sequestro e saiba como se prevenir

por Maria Eduarda Paloco
com informações da RICtv e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 11 ago 2022, às 18h53.

A Delegacia de Estelionato de Londrina, no Norte do Paraná, registrou várias ocorrências de uma nova modalidade do “golpe do falso sequestro”, nesta quinta-feira (11). Uma das vítimas perdeu mais de R$30 mil, de acordo com a delegacia. Neste novo formato, os criminosos pedem dinheiro vivo.

Conforme os relatos à polícia, os criminosos ligam para a vítima e afirmam ter sequestrado um de seus familiares. Ao contrário do golpe convencional, em que pedem um depósito na conta bancária, eles pedem para que a vítima envie dinheiro vivo.

Sem ter noção do crime, motoristas de aplicativo buscam um envelope com o valor exigido da vítima e entregam para os autores do falso sequestro.

Previna-se

O delegado Édgard Soriani, da Delegacia de Estelionato, fala que é necessário avisar a polícia quando esse tipo de situação acontece.

“Fique atento, se houver esse pedido. Desligue o telefone e ligue imediatamente para a polícia. Os policiais vão instruir a vítima e entrar na jogada. Vão combinar uma entrega, chegar no intermediário e tentar identificar o celular ou onde ele iria entregar a mercadoria”,

explica o delegado Édgard Soriani.