Conhecido como 'Bilau', estudante de medicina morre após tiro de PM em hotel

Imagens de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina vai para cima dos policiais. Assista ao vídeo abaixo

Publicado em 20 nov 2024, às 19h48. Atualizado às 19h49.

Um estudante de medicina, identificado como Marco Aurélio Cardenas, de 22 anos, morreu após ser atingido por um tiro disparado por um policial militar dentro de um hotel na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (20).

Conhecido como 'Bilau', estudante de medicina morre após tiro de PM em hotel
O estudante morreu à queima-roupa nesta quarta-feira (20) (Foto: reprodução / câmera de segurança e Metrópoles)

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina, sem camisa, entra correndo no local. Logo depois, um policial entra e aborda o jovem com a arma em mãos. Durante a ação, o estudante se desvencilha e, em seguida, outro PM intervém, aplicando um chute no rapaz, que reage segurando o pé do policial. Neste instante, um disparo atinge Marco Aurélio.

Segundo o site Metrópoles, no boletim de ocorrência, os policiais relataram que o estudante de medicina estava “alterado e agressivo” e que resistiu à abordagem. Eles afirmaram que o disparo ocorreu quando Marco Aurélio teria tentado pegar a arma de um dos agentes. No entanto, as imagens do circuito de segurança não mostram o jovem tentando subtrair o armamento.

Leia também:

O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Secretaria da Segurança Pública informou que os policiais envolvidos prestaram depoimento e foram indiciados. Eles permanecerão afastados das atividades operacionais enquanto as apurações estiverem em andamento.

De acordo com a SSP, o jovem golpeou contra uma viatura policial e tentou fugir. “Ao ser abordado, ele investiu contra os policiais, sendo ferido. O rapaz foi prontamente socorrido ao hospital Ipiranga, mas não resistiu ao ferimento. A arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida e encaminhada à perícia. As imagens registradas pelas câmeras corporais (COPs) serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).”

Em nota, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina Anhembi lamentou a morte do estudante.

“A Medicina Anhembi manifesta profundo pesar pelo falecimento do nosso querido aluno do internato, Marco Aurélio Cardenas Acosta, apelidado como ‘Bilau’. […]Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, companheiros de time e colegas, que perderam não apenas um companheiro de jornada, mas também um amigo. Que sua memória seja sempre lembrada com carinho e que sua trajetória inspire a todos nós”, escreveu.

Veja o momento em que o estudante de medicina entra em confronto com os PMs:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.