Ex-policial militar finge ser delegado do Gaeco e é preso por aplica golpes em Londrina

por Bruna Melo
com informações do repórter Pedro Marconi, da RIC Record TV de Londrina
Publicado em 7 maio 2021, às 09h11. Atualizado às 09h12.

Foi preso em Londrina, na tarde de quinta-feira (6), um ex-policial que aplicava golpes dizendo ser delegado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele usava roupas semelhantes ao grupo, máscaras bordadas “Gaeco” e arma falsa.

Aliandro Gomes Barbosa, de 39 anos, estava em uma imobiliária na avenida Higienópolis, centro da cidade, quando foi encontrado pela polícia. Os golpes aplicados eram, em sua maioria, de falsas trocas de favores em processos judiciais.

A investigação iniciou após denúncia de um homem, em abril. Aliandro teria se apresentado como delegado e ofereceu ajuda em um processo que a vítima respondia em Curitiba. O homem entregou um carro no valor de R$ 40 mil pela suposta colaboração, que nunca aconteceu.

Aliandro já atuou por seis anos como policial militar, no Ceará. Ele é réu no estado por estelionato. Desde 2018 Aliandro more em Londrina e, nesta quinta-feira (6), foi preso e teve os bens confiscados por um mandado de busca e apreensão. 

Jorge Barreto da Costa, promotor e coordenador do Gaeco, disse em entrevista à RIC TV Record Londrina que Aliandro negou ter forjado a identidade de delegado. Ele também se defendeu ao dizer que o carro foi adquirido de forma lícita.