Falsos trabalhadores são presos furtando cabos de telefonia em Curitiba

Publicado em 2 mar 2024, às 13h53.

Seis homens foram presos em flagrante por furto de cabos de telefonia no bairro Butiatuvinha, em Curitiba, neste sábado (2). Eles se passavam por funcionários destas empresas para cometer os furtos.

Conforme o delegado João Marcelo Renk Chagas, a prisão ocorreu após uma denúncia anônima chegar à Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Quando os policiais foram verificar, constataram que os suspeitos não estavam prestando serviço para nenhuma empresa. Estavam furtando cabos em galerias subterrâneas.

Para enganar a população, todos estavam de uniforme, usando capacetes e demais equipamentos de segurança. As portas dos quatro veículos que utilizavam (um caminhão e três carros) tinham placas na porta, com o nome de uma empresa falsa. Até cones no meio da rua colocavam, para dar mais credibilidade ao golpe.

Com a quadrilha havia pegos 900 metros de cabos, que devem custar entre R$ 10 ml e R$ 12 mil. Para as empresas de telefonia, diz o delegado, o prejuízo é muito maior, pois ainda precisam contratar pessoas para refazer todo o cabeamento, ainda mais num fim de semana. E para os clientes que ficam sem a internet, a TV a cabo e o telefone, o prejuízo é imensurável, afirma Chagas. O desafio agora vai ser descobrir quem são os receptadores dos cabos e o que fazem com eles.

Ainda conforme o delegado, outras duas prisões ocorreram na sexta-feira (1), cometendo exatamente o mesmo crime. Ele diz que a polícia tem recebido várias reclamações que logo após um funcionário da empresa ir fazer o serviço, o sinal de internet é cortado, indicando um possível furto.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui