Força Nacional é enviada ao RS para auxiliar no resgate de vítimas

A PRF também mobilizou 75 agentes para operações de salvamento

por Jessica de Holanda
Com supervisão de Carol nery
Publicado em 3 maio 2024, às 18h58.

A Força Nacional de Segurança Pública está deslocando 100 militares ao Rio Grande do Sul (RS) para auxílio às vítimas das enchentes no estado. A medida foi autorizada nesta sexta-feira (3) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em nota, o ministério informou também o envio de 25 caminhonetes
Na noite de quinta-feira (2), a prefeitura decretou estado de calamidade pública em Porto Alegre (Foto: Tom Costa/ MJSP)

Em nota, o ministério informou também o envio de 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate, para apoio das ações.

De acordo com o ministério, a PRF mobilizou 75 agentes para operações de salvamento, além de sete especialistas em resgate. Três aeronaves da corporação estão mobilizadas – uma delas já está em Porto Alegre – e 20 viaturas atuam no suporte às vítimas.

Leia também:

Até o momento, 36 policiais federais estão envolvidos diretamente nos trabalhos de auxílio aos moradores afetados pelos temporais. Além disso, três embarcações da superintendência da PF no Rio Grande do Sul atuam na região.

Mais cedo, uma segunda comporta de segurança, localizada na zona norte de Porto Alegre, se rompeu quando tanques do Exército chegavam para reforçar a estrutura. O portão 14 foi rompido pela força das águas que se acumulam em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul.

Na noite de quinta-feira (2), a prefeitura decretou estado de calamidade pública em Porto Alegre. O instrumento classifica o desastre como de grande intensidade (nível 3). Na prática, o decreto autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.