Operação mira organização criminosa envolvida em fraudes contra idosos
Membros da organização já haviam sido detidos anteriormente, mas após liberados teriam voltado a praticar novas fraudes
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realiza uma operação nesta quinta-feira (7) para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra idosos. A ação envolve o cumprimento de 60 mandados judiciais, incluindo 14 de prisão em Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré e Colombo.
A operação, que iniciou das investigações em 2022, mobiliza cerca de 80 agentes. A organização é suspeita de praticar estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa, usando dados das vítimas para abrir contas bancárias virtuais e realizar empréstimos indevidos.
Conforme o delegado da PCPR, Emmanoel David, a organização se passava por empresas de refinanciamento de empréstimos, coletando dados para abrir contas e realizar empréstimos fraudulentos no nome das vítimas. Mais de 100 idosos foram prejudicados.
Leia também:
- Enfermeira do Samu morre em acidente a caminho do serviço na BR-277
- Trabalhadores que morreram ao cair de prédio prestavam serviço há 6 meses na obra
- “Quero entregar os restos mortais para a mãe”, diz major sobre buscas por Ísis
Em dezembro de 2023, a polícia prendeu em flagrante seis membros da organização em uma operação. Durante a ação, realizada em Curitiba, foram apreendidos documentos de várias vítimas. O delegado conta que, mesmo após serem presos, os mesmos suspeitos teriam voltado a praticar novas fraudes contra idosos.
As investigações continuam para identificar mais envolvidos e calcular o total dos prejuízos. O delegado Emmanoel Davi realiza uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.