GM de Umuarama faz 1,6 mil atendimentos em 2022; pessoas em situação de rua lideram chamados
O relatório da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) dos primeiros 6 meses do ano aponta que foram realizados 1.621 atendimentos entre janeiro e junho de 2022. Um junho, pela primeira vez no ano, o maior número de ocorrências registradas pela central de atendimento foi envolvendo pessoas em situação de rua.
Segundo o relatório de atendimentos, divulgado no início da tarde desta segunda-feira (4) pela Prefeitura de Umuarama, foram 242 chamados atendidos pela GMU em junho. Destes, 38 chamados envolveram pessoas em situação de rua, o que equivale a quase 16%.
Houve ainda, no mês em questão, destaque para a apreensão de dois veículos (um por adulteração e outro por débitos) e três encaminhamentos para a 7ª Subdivisão da Polícia Civil (um por uso de entorpecentes, um por tráfico de drogas e um por violência contra mulher – Lei Maria da Penha). “Vale destacar ainda que realizamos a apreensão de 25 quilos de maconha”, aponta o inspetor Valdiney Roberto Rissato, comandante da GMU.
O levantamento de atendimentos de junho informa que em segundo lugar estão as denúncias de trânsito, geralmente por veículos estacionados de forma irregular, com 33 ligações. Em terceiro lugar vêm as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou a estabelecimentos comerciais e a perturbação do sossego, com 16 chamados cada.
Em quarto lugar, com 11 chamados cada, estão: abordagem para averiguação de suspeito, atendimento de acidente com vítima, auxílio ao trânsito (controle do tráfego de veículo e interdição de via) e atendimento a animais em geral. Em quinto lugar estão os atendimentos de trânsito sem vítimas, com 10 ocorrências.
Também foram realizados nove atendimentos a furtos e roubos, oito por meio de OCR (Optical Character Recognition – o reconhecimento óptico de caracteres), sete apoios ao Corpo de Bombeiros e ao Samu, seis atendimentos de violência contra a mulher, seis apoios a ocorrências no Pronto Atendimento (PA), cinco vias de fato e cinco cumprimentos de ofício do Ministério Público para encaminhamento ao hospital Santa Cruz.
Outras ocorrências
Outras ocorrências atendidas foram denúncias de pessoas pescando no Lago Aratimbó, denúncias de veículos abandonados, de vandalismo ao patrimônio público, de direção perigosa, de invasão de domicílio, de ocorrências em escolas, de fios elétricos rompidos e de lixo em local impróprio. “Também realizamos nada menos que 70 atendimentos de ordens de serviços solicitadas oficialmente”, observa Rissato.
Criada em 1992, a Guarda Municipal faz parte da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e conta com efetivo que simboliza a segurança do município. “Sua função é de extrema importância para zelar pelo bem dos cidadãos, executando policiamento administrativo e ostensivo de prevenção a infrações penais e administrativas em todo território do município”, detalha Rissato.