Golpistas usam programa federal que ainda nem existe para enganar beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado em 6 jan 2023, às 18h24.

Golpistas estão usando o nome de um programa do governo federal que ainda nem existe e está apenas em discussão em Brasília. Trata-se do programa que, preliminarmente, chama-se Desenrola Brasil e tem o objetivo de transferir recursos do governo federal a pessoas de baixa renda que possuem empréstimos consignados, para que o valor seja usado na quitação dos empréstimos.

Leia também:

O Procon-PR alertou a população para o golpe nesta sexta-feira (6). Ele abrange famílias que recebem o Auxílio Brasil (e que voltará a ser chamado de Bolsa Família na gestão Lula 3) e que pediram empréstimos consignados dentro do Auxílio Brasil. Golpistas abordam estas famílias, falando que vão auxiliá-las a entrar no Desenrola Brasil, para tirarem dinheiro delas.

A recomendação do Procon-PR é que as pessoas não entrem em links na internet que utilizam nomes não definitivos e com promessas de solução de endividamento. Além disso, a orientação é não preencher cadastros, fornecer dados ou efetuar pagamentos para terceiros que se identifiquem como agentes de negociação de crédito em nome do governo federal na internet.

“É importante destacar que a implementação de mudanças nos programas ainda estão em estudo. Porém, os golpistas já começaram até mesmo a usar um nome, que sequer está definido, para atuar”, explicou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.

“Eles se aproveitam de um momento de fragilidade desses consumidores que, eventualmente, estão com nome em cadastro de inadimplentes ou que pretendem aumentar o score do seu CPF. Na ânsia de resolver a situação de um empréstimo que foi contraído e gerou uma dívida, a pessoa pode acabar formalizando um acordo que não existe de verdade, perdendo o dinheiro dessa falsa negociação e deixando sua condição financeira ainda mais complicada”, alertou Silvano.

O Auxílio Brasil é, atualmente, o principal programa de transferência de recursos para pessoas em situação de vulnerabilidade no País. O Procon-PR orienta os beneficiários a procurar sempre os canais oficiais do programa ou as prefeituras dos 399 municípios do Paraná.

Assista o alerta da Claudia Silvano, do Procon:

Mostrar próximo post
Carregando