Governo Bolsonaro decretou sigilo de 100 anos de telegramas sobre Marielle, diz Boulos
O governo Bolsonaro decretou sigilo de 100 anos de telegramas do Itamaraty, que tratam da vereadora Marielle dos Santos. Ela foi assassinada em 2018, no Rio de Janeiro, junto com o motorista Anderson Gomes.
A informação foi divulgada pelo deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL) em sua conta do Twitter. “Vai cair o sigilo de 100 anos! O governo Lula descobriu que Bolsonaro decretou sigilo sobre os telegramas do Itamaraty relacionados ao assassinato de Marielle Franco. O que será que o miliciano quer esconder?”, escreveu Boulos.
O governo Lula tem mapeado todos os sigilos impostos pelo governo Bolsonaro nos últimos quatro anos e promete um revogaço da maior parte deles. O presidente determinou que a Controladoria Geral da União (CGU) reavalie em 30 dias os documentos secretos.
Além das mensagens relacionadas a Marielle Franco, outras informações podem ser postas em público. Bolsonaro decretou segredo para informações como as visitas ao Palácio do Planalto, gastos com suas motociatas, reuniões e a produção de cloroquina pelo exército.