Guarda é afastado suspeito de dar tapa no rosto de adolescente autista no PR

Publicado em 3 fev 2024, às 20h06.

Um guarda municipal de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi afastado do cargo neste sábado (3) após supsotamente dar um tapa no rosto de um adolescente autista, na sexta-feira (2). O caso ocorreu dentro de uma unidade de saúde da cidade.

O adolescente de 16 anos, que segundo a mãe tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava em surto e foi levado a uma unidade de saúde. Durante o atendimento, ele teria dito algumas palavras agressivas à enfermeira, que se ofendeu e chamou a Guarda. Quando o guarda chegou, ele teria perguntado se era aquele o menino “valetão”. E logo em seguida, teria dado um tapa no rosto do jovem.

A prefeitura confirmou que afastou o guarda dos trabalhos de atendimento ao público enquanto a situação é investigada pela Corregedoria. Um processo administrativo foi instaurado.

“A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública ressalta  que as apurações serão tratadas com o devido rigor e que não admite, sob nenhuma hipótese, o emprego de ações que estejam em desacordo com os protocolos padrão de segurança e de atendimento da população!”, disse a prefeitura de Ponta Grossa em nota.

A Polícia Civil também confirmou que recebeu a queixa da mãe e abriu investigação pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui