Homem mata esposa e exibe cabeça aos vizinhos
Um homem matou a esposa e exibiu a cabeça decepada da companheira pelas ruas. A ação foi registrada em vídeo, que mostra o homem andando pelas ruas da cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã. As informações são do NDTV.
O autor do crime disse que matou Mona Heydari, de 17 anos, no último sábado (7), após a jovem tentar fugir para a Turquia. O irmão da vítima foi quem realizou as filmagens que mostram o autor do crime sorrindo enquanto exibe a cabeça da vítima.
Segundo as autoridades, Mona foi obrigada a se casar aos 12 anos com o primo, que não teve a identidade revelada. O casal tem um filho de 3 anos. A adolescente estava cansada do matrimônio e decidiu fugir, mas foi capturada pelo pai e irmão que devolveram a jovem ao marido.
O crime foi considerado pelo autor como um ‘assassinato de honra’, que segundo a lei da Sharia, é realizado após autorização de um parente.
- Leia também:
O Irã luta para mudar as leis e proteger as mulheres. Após o assassinato de Heidari, os apelos foram revividos para reformar as leis de proteção das mulheres contra a violência doméstica e aumentar a idade legal para o casamento, atualmente fixada em 13 anos no Irã.
Não é a primeira vez que este tipo de crime acontece. Em maio de 2020, um homem decapitou sua filha de 14 anos em outro chamado “assassinato de honra”, que provocou indignação pública. Ele foi condenado a nove anos de prisão no final daquele ano.
O marido de Mona e o irmão foram presos e aguardam julgamento.