Homem passa mão em seios de mulher dentro de ônibus em Maringá
Mais um caso de importunação sexual foi registrado em Maringá na manhã desta terça-feira (9). Um homem de 41 anos foi preso depois de ser acusado de ter passado a mão nos seios de uma mulher de 24 anos dentro do ônibus do transporte público da cidade.
O homem teria subido em um ônibus do transporte público de Maringá e sentado em um banco atrás da vítima. Após alguns minutos, ele teria esticado o braço por trás da vítima, alcançando seus seios.
A mulher ficou indignada, discutiu com o homem e ligou para a polícia de dentro do próprio ônibus. Mas, antes da polícia chegar, o homem desceu em uma das paradas do ônibus.
No entanto, a polícia realizou rondas na região e conseguiu identificar o suspeito, que foi preso e encaminhado para a 9ª Subdivisão Policial (SDP). Ele e a vítima foram ouvidos pela Polícia Civil. Em um dos bolsos do homem, os policiais encontraram recortes de revistas pornográficas.
Ele deverá responder pelo crime de importunação sexual, lei criada em 2018 que se caracteriza por qualquer ato libidinoso sem o consentimento da outra parte, cuja pena varia de 1 à 5 anos de prisão. O crime, geralmente, ocorre em espaço público, sem uso de força ou hierarquia entre a vítima e o agressor.
Outros casos
Na última semana, duas estudantes estavam indo para a escola pela avenida Pedro Taques quando foram importunadas sexualmente. Câmeras de segurança flagraram a ação. As imagens mostram o criminoso andando pela calçada e se escondendo atrás de um poste depois de ver as meninas andando em sua direção. As adolescentes passam por ele, que aproveita o momento para passar a mão nas partes íntimas de uma delas. Em seguida o autor continua andando tranquilamente pela avenida como se nada tivesse acontecido.
Em outubro, uma mulher foi importunada sexualmente enquanto fazia uma corrida em um bairro de Maringá. Um motociclista passou a mão nas nádegas da mulher. A cena foi flagrada por câmeras de segurança. A Polícia Civil prendeu, cerca de 10 dias depois, dois homens, sendo um deles o dono da moto usada no crime e o outro, seu irmão. O dono da moto foi liberado e o irmão, apontado como sendo o autor da importunação sexual, responde pelo crime.
Casos semelhantes aconteceram recentemente em outras cidades do Paraná. No dia 28 de setembro, a estudante de direito Andressa Lustosa postou em seu Instagram um vídeo filmado por uma câmera de segurança que mostra o momento em que foi assediada e derrubada no chão enquanto andava de bicicleta em Palmas, no sudoeste do Paraná. Nas imagens, é possível ver que um homem, passageiro de um carro, colocou a mão nas nádegas de Andressa enquanto ela pedalava. No mesmo dia, a Polícia Civil prendeu o suspeito de ter praticado o crime.
Na última segunda-feira (11), foi divulgado que câmeras de segurança registraram o momento em que uma mulher é vítima de assédio sexual ao caminhar por Ibiporã, cidade do norte do Paraná. Ela tenta atravessar a rua, quando é surpreendida por um motociclista que levanta seu vestido. O registro é de sexta-feira (8). O homem, de 22 anos, foi encontrado pela polícia e preso.