Idosa perde R$ 39 mil após ser vítima de golpe dentro de agência bancária de Campo Mourão (PR)

por Renan Vallim
com informações da PM
Publicado em 24 ago 2021, às 10h23. Atualizado às 13h21.

Uma idosa perdeu R$ 39 mil após ser vítima de um estelionatário. O caso aconteceu dentro de uma agência bancária de Campo Mourão, no noroeste do Paraná, na tarde desta segunda-feira (23).

O caso aconteceu pouco depois das 13h. A mulher foi até uma agência do Banco do Brasil e, dentro da área destinada aos caixas eletrônicos, foi abordada por um estelionatário.

O homem se apresentou como sendo médico e pediu auxílio à idosa para realizar uma transação bancária em um caixa eletrônico. Após ajudá-lo, a mulher então se dirigiu ao caixa eletrônico para verificar a própria conta. Foi quando ela se deu conta de que foi vítima de um golpe: R$ 39 mil dela haviam sido transferidos para outra conta corrente.

A mulher então chamou a Polícia Militar (PM). Para os policiais, ela disse não saber como o homem teve acesso ao cartão e à senha dela para realizar a transferência. O dinheiro foi para uma conta corrente de outro estado.

Os policiais auxiliaram a vítima a realizar os procedimentos administrativos junto à agência bancária e também registraram o Boletim de Ocorrência para providências futuras.

A reportagem entrou em contato com a direção do banco, que enviou uma nota oficial. Segue abaixo a nota, na íntegra:

“O Banco do Brasil informa que monitora os ambientes de suas agências e que mantém estrutura dedicada à prevenção a fraudes e apta a detectar a atuação de golpistas por meio de sistemas e soluções de segurança.

O Banco orienta seus clientes, por meio de avisos em todos os terminais e durante os atendimentos presenciais, em relação à proteção de senhas e à recusa de auxílio de estranhos, com o objetivo de evitar ações de criminosos.

O BB recomenda ainda aos clientes a nunca aceitar ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha qualquer máquina ou no celular de desconhecidos.

O Banco do Brasil acolhe e analisa reclamações de movimentações financeiras não reconhecidas pelos clientes, com a abertura de processo de contestação. Esse processo é analisado pela área técnica que define sobre as responsabilidades das partes e sobre o ressarcimento ou não dos valores contestados.”