Incêndios no Paraná cresceram em 2024 com quase 10 mil ocorrências

Como os meses que mais têm incêndios florestais costumam ser no segundo semestre, os bombeiros do Paraná estão preocupados com as ocorrências

por Mariana Gomes
com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 22 jul 2024, às 20h25.

Durante o primeiro semestre de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) atendeu a 9.942 incêndios no estado. Esse valor é 60% maior em relação ao ano anterior, com 6.235 ocorrências registradas.

Incêndios no Paraná cresceram em 2024 com quase 10 mil ocorrências
A maioria dos incêndios registrados são florestais (Foto: Divulgação/CBMPR)

Ao todo, o CBMPR atendeu 63.113 ocorrências, com o maior número de chamadas referente a acidentes de trânsito e atendimentos pré-hospitalares. Contudo, os dados sobre os incêndios são os que mais atraem atenção.

Conforme o CBMPR, o valor é alto devido aos incêndios em vegetação. Enquanto o primeiro semestre de 2023 registrou 2.673, o mesmo período de 2024 teve 5.904. Essa estatística representa uma disparada de 133%.

É importante frisar que os meses com maior incidência de incêndios florestais, julho, agosto e setembro, ainda estão por vir. Além disso, o La Niña, que deixa o clima mais seco e mais favorável a incêndios, acontecerá nos meses de agosto, setembro e outubro.

Bombeiros do Paraná planejam estratégias de combate a incêndios florestais

De acordo com a capitã Luisiana Cavalca Guimarães, membro da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do CBMPR, já é possível identificar a crescente de incêndios em 2024. “Esses números servem de alerta para o Corpo de Bombeiros para que a gente perceba que os incêndios tendem a aumentar em 2024, principalmente em comparação com o ano passado”, relatou.

Incêndios no Paraná cresceram em 2024 com quase 10 mil ocorrências
Os meses com maior incidência de incêndios florestais costumam ser no segundo semestre (Foto: Divulgação/CBMPR)

Além disso, a capitã revelou quais são as estratégias do CBMPR para combater os incêndios no Paraná. “Com isso, o Corpo de Bombeiros se prepara para o atendimento a essas ocorrências, mas também atua na prevenção, conscientizando a população para que tenha atitudes de prevenção a incêndios florestais, com campanhas preventivas, preparação da tropa, de materiais, de viaturas e organizando guarnições extras para esses atendimentos”, complementou.

Um dos métodos utilizados é a Operação Quati João, que trata do combate aos incêndios florestais. Esse programa já está em andamento e realiza capacitações de cadetes e bombeiros militares. Além disso, a operação realiza reuniões periódicas para acompanhamento do cenário e definição das estratégias a serem adotadas. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui