Integrantes de organização criminosa que falsificava empréstimos são presos no PR
Os integrantes utilizavam linguagem bancária para enganar e criar uma falsa sensação de segurança nas vítimas
Cerca de 40 integrantes de uma organização criminosa que atuava em todo o Brasil falsificando empréstimos, foram presos na manhã desta terça-feira (30). Segundo a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o esquema causou um prejuízo de R$ 3 milhões em menos de um ano. As prisões aconteceram em Curitiba, capital do Paraná, e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), além de cidades na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul, onde outras quatro pessoas também foram presas.
Leia também:
- Moniely Santana: tudo o que se sabe sobre a morte da adolescente degolada no PR
- Mãe e filha mortas em acidente em restaurante são sepultadas no Paraná
- Jovem é morto a facadas no dia do aniversário após briga por cachorro no PR
Ainda conforme a PCPR, dos 40 presos, dois foram autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas no Paraná. A organização criminosa criava falsos anúncios em plataformas online, onde atendentes se passavam por funcionários de instituições financeiras.
As vítimas eram atraídas pelas promessas de empréstimos com taxas de juros mais baixas que as do mercado. Um dos suspeitos recebia R$ 60 mil por mês pela criação dos anúncios. Segundo o delegado da PCPR, os integrantes utilizavam linguagens bancárias e criavam uma falsa sensação de segurança nas vítimas.
“Antes da suposta liberação do crédito, exigiam o pagamento de diversas taxas fictícias, como comprovação de renda, aumento de score de crédito, IOF e Imposto de Renda. Todo esse processo era feito de maneira tão convincente que muitas vítimas só percebiam o golpe após terem perdido quantias significativas”, explicou o delgado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui