Largo da Ordem tem aglomeração de foliões e registros de perturbação de sossego
Mesmo com a Prefeitura de Curitiba informando com antecedência sobre a não realização de festas públicas durante o carnaval deste ano, o Largo da Ordem foi palco de muita aglomeração e confusão. Após alguns registros na noite de domingo (27), nesta segunda-feira (28) a concentração de foliões foi ainda maior.
Somente após às 22h, mais de 20 denúncias de perturbação de sossego foram registradas. Além disso, quem passou pela região do São Francisco, no Centro Histórico de Curitiba, encontrou muita gente aglomerada. No final da noite, a polícia teve que agir para impedir brigas no local e moradores escutaram barulhos de bombas e de tiros de bala de borracha.
Curitiba sem carnaval, mas com confusão
A região próxima ao Cavalo Babão concentra muitos bares. Mesmo com as orientações da prefeitura, os foliões se organizaram, levaram bebidas e caixas de som e ficaram aglomerados na praça. Entretanto, assim como em 2020, as festas no local terminaram com confusão. A Central 190 registrou diversas denúncias de perturbação de sossego e moradores da região escutaram barulhos durante o conflito. Veja algumas imagens:
Após a dispersão dos foliões, ficou apenas a sujeira no local. Muitas garrafas, latas de cerveja e materiais recicláveis ficaram espalhados pelo Centro Histórico.
Em nota, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) informou que agiu na noite desta segunda-feira (28) para controlar uma briga entre grupos de pessoas. Na sequência os policiais foram hostilizados e foi necessário uso de equipamentos não letais para dispersão. Confira a nota completa:
A Polícia Militar do Paraná vem atuando com ações de policiamento ostensivo e preventivo, especialmente na região central de Curitiba, onde se concentra grande circulação de pessoas, por ocasião do feriado de Carnaval.
A Operação Carnaval iniciou-se na sexta-feira (25), com a realização de prisões e apreensões de entorpecentes, além da apreensão de uma arma de fogo. Tudo isso, contribui para uma melhor segurança das pessoas que frequentam a região.Na última noite (28), algumas equipes policiais que permaneciam em pontos-base perceberam o início de uma briga envolvendo um grupo de pessoas. Rapidamente formou-se um tumulto que exigiu ações policiais militares voltadas ao pronto restabelecimento da ordem.
Mesmo hostilizados com o arremesso de pedras, garrafas e danos ao patrimônio público que atingiram viaturas, os policiais militares, fazendo uso de equipamentos menos que letais obtiveram êxito em conter e dissuadir os envolvidos que procuravam se instalar no local.
A atuação foi devidamente registrada em Boletim de Ocorrência. Não foram constatados feridos ou realizadas prisões durante esta madrugada.
A operação prossegue normalmente nesta terça-feira.