Mais de uma tonelada de maconha é apreendida às margens do Lago de Itaipu
Uma ação conjunta entre a Polícia Federal, BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), e o COPE (Centro de Operações Policiais Especiais) às margens do Lago de Itaipu, em Santa Helena, no Oeste do Paraná, resultou na apreensão de dois veículos e 1,5 tonelada de maconha na noite de domingo (31). No mesmo dia, mais de 200 caixas de cigarros contrabandeados, também foram apreendidas.
As equipes realizavam patrulhamento pelo lago, quando avistaram um porto clandestino com um barco e dois automóveis abandonados. Em verificação, os policiais localizaram 1,5 tonelada de maconha dividida em vários fardos.
A droga, os veículos e a embarcação foram levadas para Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu.
Cigarros contrabandeados
No mesmo dia, outra apreensão foi realizada às margens do lago Itaipu, em Santa Rosa do Ocoí, região de São Miguel do Iguaçu, também no Oeste do Paraná.
As equipes realizavam patrulhamento naval, quando avistaram uma embarcação carregada com várias mercadorias. Foi dada ordem de parada, que foi desacatada pelo condutor. Ele empreendeu fuga, em direção a um porto clandestino onde haviam mais pessoas aguardando a chegada da embarcação. Ao perceberem a presença policial, as pessoas que estavam em terra saíram correndo e o condutor abandonou o barco e fugiu pela região de mata.
Dentro da embarcação, os policiais localizaram grande quantidade de caixas de cigarros contrabandeados. Nas proximidades também foram localizados um caminhão e um automóvel , ambos também estavam carregados com cigarros.
Ao todo foram apreendidas cerca de 275 caixas da mercadoria. Os veículos, a embarcação e os cigarros foram levados para Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu.
Sobre as ações
A Polícia Federal com o apoio das forças de segurança estaduais vem intensificando a presença na região do Lago de Itaipu. O objetivo das ações é aumentar a sensação de segurança da população e inibir a ocorrência de crimes transnacionais como o tráfico de drogas e o contrabando e descaminho de mercadorias.