Na manhã desta sexta-feira (16), a Polícia Federal (PF) está nas ruas na Operação Férias Frustradas, que visa investigar a utilização de mulas para o tráfico internacional de drogas.

Dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva foram cumpridos em Curitiba e foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal.

Tráfico internacional de drogas: investigações apontam que pessoas são cooptadas para se passarem por turistas

De acordo com as investigações, indivíduos conhecidos como mulas se passam por turistas para transportarem drogas em malas embarcadas em voos internacionais partindo do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Ainda conforme a PF, ação é decorrente dos desdobramentos de um inquérito policial instaurado após a prisão de uma estudante no dia 14 de fevereiro de 2020, que tentou embarcar no Aeroporto Afonso Pena com destino à Portugal com aproximadamente 4,8 kg de cocaína despachadas em sua bagagem.

Uma das investigadas teria agido como aliciadora da estudante enquanto a outra providenciou o pagamento de todas as despesas da mula, a entrega da mala com a droga, a remuneração pela viagem e ainda orientou a estudante sobre como se portar para evitar chamar a atenção da Polícia Federal.

Ambas as suspeitas devem responder criminalmente por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão.

16 out 2020, às 09h15. Atualizado às 09h17.
Mostrar próximo post
Carregando