Novos deslizamentos e possibilidade de mais vítimas na BR-376 mantêm PR em alerta
Em coletiva de imprensa, realizada no final da manhã desta terça-feira (29), o Governo do Paraná alerta a população para a possibilidade de novos deslizamentos em rodovias. O secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná declarou que o governador, Ratinho Júnior, convocou uma reunião de emergência para a criação de um gabinete de crise, que irá atualizar diariamente as informações sobre a ocorrência na BR-376.
- Leia também:
Durante a coletiva, Wesquita reforçou para que a população evite o tráfego pela BR-376, na região de Guaratuba, e também pela BR-277, no trecho que liga Curitiba ao litoral do estado. “Volume de deslizamento foi muito grande e a chuva não parou […] Podem haver novos deslizamentos a qualquer momento”, comentou o secretário.
Bombeiros do Paraná comandam operação de resgate
O comandante Vasco, do Corpo de Bombeiros, que também participou da coletiva de imprensa, revelou detalhes sobre o plano de resgate das vítimas. Segundo o representante, logo após o registro da ocorrência, na noite desta segunda-feira (28), equipes de Curitiba, Guaratuba, Garuva (SC) e de Balneário Camboriú (SC) se deslocaram até os dois pontos de incidência (sentido norte e sentido sul), na altura do km 669, da BR-376.
Entretanto, em decisão conjunta entre os comandos do Paraná e de Santa Catarina, devido aos riscos do atendimento, apenas bombeiros do estado paranaense permanecem no local. Cerca de 54 agentes e três cães farejadores atuam nesta manhã no ponto de deslizamentos.
“Grande área de deslizamento, o risco é intenso. Decidimos, em conjunto, que ficássemos somente o Corpo de Bombeiros do Paraná, por conta da área crítica. O atendimento é altamente especializado”, declarou Vasco.
Segundo as informações oficiais, repassadas na coletiva, foram avistadas seis carretas atingidas e cerca de 15 veículos foram arrastados ou soterrados. Uma vítima chegou a ser socorrida durante a madrugada, foi encaminhada ao Hospital São José de Joinville e recebeu alta na manhã desta terça. Outra vítima não resistiu e teve a morte confirmada pelas autoridades.
“Com o passar das horas as informações devem ficar mais claras e mais precisas […] Risco de novos deslizamentos continua”,
concluiu Vasco.
Deslizamento na BR-376
O deslizamento aconteceu por volta de 19h desta segunda-feira (28) e atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da BR-376, em Guaratuba, que já se encontravam com filas durante a tarde. As camadas de lama arrastaram ao menos 15 veículos para fora da pista, segundo informações preliminares.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376 (PR), na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). A rota alternativa indicada para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a Estrada da Graciosa (PR-410) também está interditada neste momento. Também está bloqueado o acesso ao Litoral pela BR-277 por conta de outro deslizamento.
Segundo o Simepar, choveu mais de 150 mm na Serra do Mar entre sábado e segunda-feira. Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea.