OAB alerta para o golpe do falso advogado no Paraná
A Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) alerta a população e também a comunidade da advocacia para o golpe do falso advogado. Segundo a OAB-PR, o número de denúncias de vítimas aumentou no Estado.
Leia também:
- Juíza suspende júri de acusado de matar youtuber Isabelly em Pontal do Paraná
- Cervo é resgatado no Paraná após morte de mãe por caçadores; veja vídeo
As vítimas normalmente têm algum processo na Justiça e recebem mensagens de cobranças para que os valores ganhos nas ações sejam liberados.
Na primeira fase da campanha, a advocacia está sendo orientada a adotar alguns passos de precaução para que seus nomes não sejam utilizados indevidamente e nem seus clientes sejam vítimas de golpe.
Primeiro, é necessário que os profissionais atualizem o cadastro na OAB. Dessa forma, a comunicação se torna mais fácil no caso do cliente precisar entrar em contato com o seu advogado.
Em segundo lugar, é necessário alertar aos clientes sobre o golpe, avisando que os pagamentos não devem ser realizados por pix, boleto ou sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. Os números de contato e as pessoas que devem confirmar esse tipo de informação devem ser informados se possível.
Caso a vítima tenha o seu nome utilizado para a aplicação dos golpes é necessário denunciar. Para isso, a OAB Paraná está disponibilizando um canal para denúncias em seu site e adotará diversas iniciativas de comunicação para conscientizar a advocacia sobre a importância de prevenir esse tipo de golpe.
A iniciativa ocorre após crescentes denúncias de abordagens a cidadãos que têm processos tramitando na Justiça, com a alegação de que é necessário fazer algum pagamento para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado.