Operação Águia leva Guarda Municipal mais perto da comunidade de Cascavel
Cascavel, no Oeste do Paraná, conta com mais um reforço na segurança pública. A Operação Águia foi lançada na terça-feira (2) e tem como principal foco manter o diálogo com a população e realizar rondas e ações preventivas para combater a criminalidade. A ação será desenvolvida por guardas municipais, que vão estar presentes nos 12 territórios cidadãos do município, para auxiliar na necessidade de cada comunidade.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Pedro Fernandes, as equipes irão levantar não apenas os problemas de segurança, mas também estar na comunidade, integrando a população com a GM.
“Em cada território haverá um inspetor e uma dupla da Guarda Municipal. A função do inspetor junto à comunidade é conhecer os problemas daquela localidade, fazer a integração da Guarda Cidadã e a comunidade e, junto com a equipe, saber todos os problemas, não apenas de segurança. A partir do momento que a administração tem conhecimento dos problemas, pode desenvolver as políticas públicas.”
Pedro Fernandes – secretário de Segurança Pública
Para auxiliar no momento da identificação das pessoas abordadas, cada equipe terá dois telefones com capacidade de comunicação com a Polícia Civil. Os guardas municipais poderão consultar, de forma online, mandados de prisão em aberto, CNH e identidade.
Walter Parcianello, gestor do Território Cidadão, diz que ter uma viatura em cada um dos 12 territórios percorrendo os bairros da região eleva o patamar de segurança.
“Por isso é importante também a população participar desse processo, não ficar omissa, ela tem que se comunicar, falar para a nossa GM o que está acontecendo nos bairros. As viaturas que vão ficar em cada bairro darão agilidade e segurança para toda a comunidade. Temos que combater o vandalismo, furtos e roubos que estão acontecendo.”
Walter Parcianello – gestor do Território Cidadão
Uma vez por mês acontecerá a avaliação do desempenho de cada território e, com base nas informações, novas ações poderão ser desenvolvidas sempre com foco na segurança da população.
Tecnologia contra a criminalidade
Durante o lançamento da Operação Águia, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, anunciou uma nova tecnologia contra a criminalidade. A Guarda Municipal irá contar com o um Centro de Inteligência que irá compilar informações e denúncias que permitirão mapear delitos e, consequentemente, neutralizar ações criminosas.
“Vamos criar também o sistema de inteligência, colocando pessoas que tenham um acervo, muita eficiência para cuidar das informações recebidas e a Guarda possa agir, ou até mesmo para passar [as informações] para a Polícia Civil e Polícia Militar.”
Leonaldo Paranhos – prefeito de Cascavel
O Centro de Inteligência, Dados, Estatística e Contrainteligência (Cindecon) da Guarda Municipal atuará na coleta de dados e informações sobre infratores que insistem em deturpar a ordem social dos espaços com crimes. Os dados poderão subsidiar inquéritos dirigidos por órgão competente por meio da captação de informações referente a crimes ocorridos em próprios públicos.
Fundo de Segurança
Paranhos também anunciou a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública (FMSP), por meio de um projeto de lei que será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. O Fundo terá como função captar recursos para investimentos em segurança e dar suporte financeiro às ações da Secretaria de Segurança Pública e Proteção à Comunidade (Sesppro).
Pelo anteprojeto, a gestão do Fundo Municipal de Segurança Pública será formado por um grupo composto por um integrante de carreira da Guarda Municipal, um servidor da Secretaria de Finanças (Sefin), um servidor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), um servidor da Procuradoria-Geral do Município, um membro do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), um assessor do gabinete do Prefeito por ele indicado, o diretor de Proteção à Comunidade e o Secretário de Segurança Pública (Sesppro).