Operação da FAB transfere três presos de alta periculosidade para Catanduvas
Três detentos foram transferidos para o Presídio Federal de Catanduvas. Na tarde desta quarta-feira (01), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto de Cascavel, trazendo os presos.
Eles são considerados de alta periculosidade e, por este motivo, foram transferidos. No local do pouso, policiais federais e agentes do Departamento Penitenciário (Depen) fizeram a segurança da logística.
Os responsáveis pela transferência não detalharam quem são os presos, de onde vieram e por qual motivo foram transferidos. Alegaram que não podem divulgar estas informações por questões de segurança.
O Presídio Federal de Catanduvas é o maior existente no Brasil e foi a primeira prisão federal de segurança máxima inaugurada pela União, em 2006. A pouco mais de 400 km de Curitiba, a penitenciária foi estrategicamente construída para isolar alguns dos maiores chefes do crime organizado, principalmente os líderes de facções criminosas.
Conforme o Ministério da Justiça, desde que o presídio foi criado, houve redução de mais de 80% em casos de motins e rebeliões em todo o país. Depois dele, outros quatro presídios federais foram criados em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).