Operação Solis: 15 pessoas são denunciadas pelo Ministério Público do PR

por Aline Cristina
com MPPR
Publicado em 28 jul 2021, às 12h08.

15 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Paraná. O grupo é investigado pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, manutenção de casas de prostituição e lavagem de dinheiro. 

Os envolvidos foram alvo de uma Operação Solis que aconteceu em maio deste ano, em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Paraná. No Oeste, mandados foram cumpridos nas cidades de Cascavel e Boa Vista da Aparecida.

Para efetuar a lavagem de dinheiro os criminosos utilizavam de empresas fictícias. O objetivo era dar aparência de legalidade aos negócios e comprovar os bens que possuíam.

Uma das maneiras utilizadas na lavagem de dinheiro é o recebimento de valores nas casas de prostituição utilizando máquinas de cartão de crédito vinculadas a empresas do ramo de cosméticos e energia solar.

Solis

A operação, iniciada pelo Grupo Especial de Investigações Sensíveis da Polícia Federal de Cascavel, foi batizada de “Solis” em alusão ao Sol, que é a estrela central do Sistema Solar.

O nome reflete a forma que se comporta o principal investigado, ostentando com veículos de alto padrão para ser o centro das atenções na pequena Cidade de Boa Vista da Aparecida.

Além disso, o crime de lavagem de dinheiro é realizado valendo-se da empresa do ramo de energia solar.