Para conter homem que fazia ameaças com faca "peixeira" GM dá tiro na perna, mas suspeito não resiste

por Daniela Borsuk
com Tiago Silva | RIC Record TV
Publicado em 15 mar 2021, às 12h49. Atualizado às 12h52.

Um homem, de 45 anos, morreu ao ser baleado pela Guarda Municipal (GM) na manhã desta segunda-feira (15), durante o atendimento de uma ocorrência na Colônia Zacarias, área rural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a GM, a equipe foi chamada por vizinhos do homem, que se assustaram com a atitude violenta e descontrolada dele. Ele estava destruindo um carro com um machado na rua e portava pelo menos três facas, sendo uma delas uma “peixeira”. Ainda, o relato é de que o suspeito estaria fazendo ameaças.

Uma equipe que estava em patrulhamento na região foi até o local e, assim que os agentes chegaram, foram hostilizados pelo homem. Para conter o suspeito, um dos guardas municipais deu um tiro na perna do homem. A bala acabou acertando uma veia importante, o homem perdeu muito sangue e não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

“Ao descer da viatura para tentar chegar próximo ali da calçada da residência deste cidadão os guardas já foram sendo agredidos, foi aquele momento de se desvencilhar das facas, das facadas, dos golpes aliás. Posteriormente, depois que a gente chegou, a gente visualizou que tinha uma câmera ali, fomos ver a imagem que foi repassada para a Polícia Civil, e na imagem e na descrição dos guardas da ocorrência fica muito claro, o cidadão em nenhum momento quis conversar, em nenhum momento quis mostrar o que estava acontecendo”.

Narrou o secretário de segurança de São José dos Pinhais, Ricardo Kusch.

“Até no relato de sua própria esposa, após os vizinhos já falando que tinham chamado a polícia, ela disse que ele mesmo tinha relatado que só sairia dali morto ou se matasse alguém”, finalizou Kusch.

Familiares do homem relataram que, desde o início do ano, ele passou a fazer uso de drogas e seu comportamento mudou. Além disso, contaram que ele vinha ameaçando a esposa e a filha, uma adolescente de 12 anos.