Perigos de dormir com o aquecedor ligado; especialista alerta para riscos

O equipamento pode ser perigoso ao ser usado durante um longo período sem supervisão. Confira dicas de um engenheiro elétrico de como usar o aquecedor da forma correta!

Publicado em 23 ago 2024, às 17h46.

O uso de aquecedores em ambientes domésticos pode representar riscos, especialmente durante o período noturno, o que pode causar uma grande tragédia, como um curto-circuito, ou até mesmo um incêndio.

Perigos de dormir com o aquecedor ligado; especialista alerta para riscos
É preciso tomar alguns cuidados e ficar atento ao equipamento enquanto o utiliza (Foto: imagem ilustrativa / Freepik)

O engenheiro elétrico, André Favero, ressalta que apesar de os modelos mais modernos de aquecedores incorporarem diversos recursos de segurança, como termostatos reguladores de temperatura e sensores de queda, ele diz que “qualquer dispositivo elétrico, quando operado por longo período e sem supervisão, representa algum risco potencial”.

Segundo André, a segurança é maior quando o aparelho é monitorado durante o funcionamento. “É recomendável não deixar aquecedores ligados durante a noite, enquanto dorme, para evitar qualquer risco”, afirma.

Atenção ao uso de extensões elétricas

Além disso, o uso de extensões elétricas para conectar aquecedores pode ser perigoso. Aquecedores consomem uma quantidade significativa de energia, e muitas extensões comuns não são projetadas para suportar essa carga por períodos prolongados.

“Isso pode resultar em uma sobrecarga elétrica, levando ao aquecimento extensivo da extensão, que por sua vez pode causar um curto-circuito ou até mesmo um incêndio”, explica o engenheiro.

Leia também:

Outro ponto de atenção é a qualidade da instalação elétrica do ambiente onde o aquecedor será utilizado. Instalações antigas ou mal conservadas podem não suportar a carga adicional gerada pelo aquecedor, aumentando o risco de incidentes.

“Instalações elétricas antigas ou mal conservadas podem não suportar a carga adicional, resultando em falhas no circuito ou aquecimento excessivo da fiação”, alerta o especialista.

Conforme o engenheiro, a segurança dos aquecedores também varia conforme o tipo de tecnologia utilizada e o ambiente de uso. Aquecedores elétricos são geralmente considerados mais seguros, pois não envolvem combustão de combustíveis fósseis e eliminam o risco de emissão de monóxido de carbono. No entanto, devem ser usados com cuidado para evitar choques elétricos e incêndios, especialmente em áreas úmidas ou mal ventiladas.

“A segurança de um aquecedor está diretamente relacionada ao tipo de tecnologia que ele utiliza e ao ambiente em que será operado”, pontua.

Pode usar aquecedor no banheiro?

Em banheiros, por exemplo, a combinação de eletricidade e umidade aumenta significativamente o risco de choque elétrico. André explica que ambientes como quartos, é importante posicionar o aquecedor a uma distância segura de materiais inflamáveis e evitar cobrir ou obstruir o aparelho, prevenindo superaquecimento.

Além disso, o especialista também aconselha a não colocar aquecedores em superfícies elevadas, como mesas ou suportes, a menos que o aparelho seja projetado para a instalação. Segundo ele, a maioria dos aquecedores é desenvolvida para operar em superfícies planas e estáveis, preferencialmente no chão, onde o risco de tombamento é minimizado.

“Colocar um aquecedor em uma superfície elevada pode aumentar o risco de queda, especialmente se a superfície for instável ou se houver movimentação próxima ao aparelho”, complementa.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.