PF tenta desarticular grupo que enviava substâncias para produção de ecstasy no Paraguai
A Polícia Federal começou, nesta terça-feira (14), a Operação Blue Tuesday, para desarticular um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas na fronteira do Brasil. A organização enviava as substâncias para o Paraguai e outros estados a partir das cidades de Foz do Iguaçu e Toledo, no oeste do Paraná.
De acordo com a PF, a investigação durou quase seis meses e neste período alguns dos criminosos foram identificados. Os suspeitos recebiam cafeína e clobenzorex na fronteira com o Paraguai e providenciavam transporte para os outros estados. Tudo era escondido dentro da estrutura dos caminhões e carros.
O caso começou a ser investigado após uma apreensão em Céu Azul, também no oeste paranaense, onde foram encontrados 135 Kg das duas substâncias.
O clobenzorex é uma substância psicotrópica e só pode ser comercializada com prescrição médica. Já a cafeína tem comércio e distribuição fiscalizadas pela Polícia Federal. Para o tráfico, os medicamentos são usados para produção da droga ecstasy, ou ainda o ecstasy paraguaio.
Ao todo, três mandados de prisão preventiva, além de dois mandados de busca e apreensão foram expedidos e devem ser cumpridos por 10 policiais que participam da operação.
Conforme as autoridades, o nome da ação “Blue Tuesday” é referente a sensação de tristeza extrema após o uso da droga.