PM de Londrina fará assalto simulado para se preparar contra "novo cangaço"
O 5º batalhão de Polícia Militar fará um simulado de Defesa Territorial na Zona Oeste de Londrina, no norte do Paraná, na madrugada de sexta-feira (15). O treinamento deve prepará-los para um tipo de crime conhecido como “novo cangaço”. Os policiais alertam para que a população mantenha a calma em relação à simulação.
Os policiais militares irão simular um roubo à empresa de transporte de valores, e fará parte da ação diversas explosões, movimentação de viaturas e bloqueios na região. O objetivo é preparar os profissionais para possíveis de domínios de cidade, que estão acontecendo com certa frequência em todo Brasil, segundo o tenente coronel Nelson Villa.
A ação pretende garantir a segurança da população londrinense. Os policiais alertam para que os londrinenses não se preocupem com a movimentação.
“A ideia é tranquilizar a população, porque trate-se de uma adaptação da Policia Militar em uma nova realidade que incide sobre todo pais, que é o denominado domínio de cidades, que é chamado de novo cangaço. Nós tivemos vários exemplos de acontecimentos em todo país, tivemos aqui no estado do Paraná, geralmente são situações violentas, trágicas e é necessário que o policial militar esteja adaptado a essa nova modalidade”.
conta o coronel.
Apesar de se tratar de uma cidade grande, Londrina não está imune a este tipo de crime, segundo o coronel. Ele ainda cita o exemplo de Campinas, que sofreu esse ataque. Mesmo sendo uma grande mobilização, grupos específicos estarão disponíveis para as ocorrências cotidianas.