Polícia Federal apreende quase 12 toneladas de drogas em três dias no Paraná
PF faz um balanço de operações que localizaram grande quantidade de maconha, cocaína e crack ao redor do estado
Uma série de operações da Polícia Federal (PF) aprendeu quase 12 toneladas de drogas no Paraná. Em um período de apenas três dias foram apreendidos 11.459 kg de maconha, 187 kg de cocaína e 88 kg de crack. As apreensões contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFron) do Paraná.
Em algumas dessas operações os policiais foram surpreendidos pela ousadia dos traficantes, que se aproveitaram até mesmo do movimento de ajuda às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul para tentar enganar a fiscalização.
Assim como já havia ocorrido anteriormente, no dia 18, quando policiais encontraram 53 quilos de cocaína e crack em uma carreta que seguia com doações para o estado gaúcho, a mesma estratégia foi novamente utilizada.
Do mesmo modo, juntamente com a PRF, os policiais federais apreenderam na manhã de terça-feira (21), na BR-101, já em Palhoça-SC, uma grande quantidade de maconha escondidas no fundo falso de uma carreta que levava donativos para os desabrigados no Rio Grande do Sul. O veículo saiu de Toledo, no Paraná, com destino a Porto Alegre, com água, alimentos, roupas e ração utilizados como disfarce para transporte da droga.
Principal operação apreendeu 5,6 toneladas de maconha no oeste do estado
A maior apreensão dos últimos três dias, no entanto, foi longe das rodovias que cortam o Paraná. Após perseguirem uma caminhonete que transitava em alta velocidade, os policiais federais chegaram à uma propriedade rural, no município de Santa Helena, no oeste do estado, onde havia grande quantidade de droga.
Nessa apreensão, na quarta-feira (22), a PF localizou 5.600 quilos de maconha, divididos em fardos espalhados pela mata, nas proximidades do lago de Itaipu. Droga que, provavelmente, foi transportada por barcos até o local.
PF apreende quase três toneladas de droga em imóvel abandonado
Outra grande apreensão da PF e do BPFron apreendeu quase três toneladas de drogas, na segunda-feira (20), em Altônia, também no oeste do estado. A ação ocorreu durante um patrulhamento na cidade, quando os policiais suspeitaram de um imóvel em evidente estado de abandono.
Nessa residência foi localizada quantidade significativa de entorpecentes, como maconha, crack e cocaína espalhadas pelos cômodos. Após a pesagem, foram contabilizados aproximadamente 2.728,5 kg de maconha, 88 kg de crack e 21,5 kg de cocaína.
Segundo a PF, essas apreensões representam um “golpe significativo contra o tráfico de drogas na região e refletem o compromisso contínuo da Polícia Federal em combater o crime organizado. As operações, realizadas com precisão e eficácia, contribuíram para a retirada de grandes quantidades de entorpecentes das ruas, promovendo maior segurança para a população paranaense”.
Resultados das operações policiais ao longo de três dias
Além dessas apreensões, foram diversas outras operações que encontraram grande quantidade de drogas. No total, foram quase 12 toneladas de drogas apreendidas em apenas três dias. A PF faz um balanço das operações, com os números separados pelas regionais responsáveis pelas apreensões.
DPF Guaíra:
- Total de 4.765 kg de maconha
- Total de 88 kg de crack
- Total de 21 kg de cocaína
- Total de apreensões: 3
DPF Cascavel:
- Total de 194 kg de maconha
- Total de 166 kg de cocaína
- Total de apreensões: 2
DPF Foz do Iguaçu:
- Total de 5.600 kg de maconha
- Total de apreensões: 1
DPF Londrina:
- Total de 900 kg de maconha
- Total de apreensões: 1
Resumo das Apreensões Totais:
- Maconha: 11.459 kg
- Cocaína: 187 kg
- Crack: 88 kg
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.