Polícia Federal de Maringá deflagra operação para combater falsificação de documentos

por Mayara Zeviani
Com supervisão de Renan Vallim
Publicado em 16 nov 2021, às 11h22.

A Polícia Federal de Maringá deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Speculum. A ação se desenvolveu em razão de investigações sobre falsificações de documentos e resultaram no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e realização de seis prisões em flagrante.

A operação ocorreu nas cidades de Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Boa Esperança (ES), São Caetano do Sul (SP) e São José dos Campos (SP).

A Operação foi realizada pela Unidade de Repressão à Falsificação de Moedas e Crimes Federais, uma força-tarefa entre a Polícia Federal e a Diretoria de Segurança Corporativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, situada da Delegacia de Polícia Federal em Maringá. Os documentos falsos seriam utilizados para fraudes diversas, sendo que os modelos de CNHs, enquanto ainda não preenchidos, são documentos federais.

Os autuados foram indiciados pelos crimes de falsificação de documento público, que tem pena de reclusão de até 6 anos e multa, além do crime de tentativa de colocar em circulação os documentos falsificados, que tem a mesma pena.