Polícia Federal inicia operação de fiscalização de serviços de segurança
A Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Segurança Legal VI, para combater a realização de serviços de segurança privada ilegal e a ação de empresas de segurança clandestinas em todo território nacional. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, já foram fiscalizadas agências bancárias, empresas de transporte de valores e casas noturnas nesta quinta-feira (1).
Leia mais:
- Indígenas suspeitos de homicídio são presos no interior do Paraná
- Homem é procurado no Paraná suspeito de produzir material pornográfico da filha
A operação tem cerca de 460 policiais que irão verificar se as empresas de segurança estavam regulares e prestavam seus serviços conforme a legislação determina. Serão fiscalizados os profissionais em relação a sua formação, materiais utilizados e a forma de trabalho de mais de 400 estabelecimentos comerciais que utilizam serviços como bancos, lojas, condomínios, casas noturnas, entre outros.
A Operação Segurança Legal existe para proteger a integridade da pessoa física e patrimônio de contratantes de “seguranças” que não apresentam seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológico a Polícia Federal, assim prestando serviço clandestinamente.
A Operação acontece desde 2017 e já foram fiscalizadas 1.956 empresas e 663 empresas clandestinas tiveram suas atividades encerradas pela Polícia Federal.
Denuncie irregularidades
Somente empresas de segurança privadas autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviço e contratar vigilantes. Atividades irregulares podem ser denunciadas à PF pelo Disque-Denúncia (45-99116-8691), via ligação ou whatsapp, sem a necessidade de identificação e com garantia do anonimato.