Polícia realiza operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste do Paraná

Operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná cumpriu nove mandados contra um grupo ligado ao tráfico de drogas

Publicado em 21 jun 2024, às 22h20.

Operação conjunta entre a Polícia Civil (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) cumpriu nove ordens judiciais contra um grupo ligado ao tráfico de drogas em Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná. A ação, que faz parte da segunda fase de uma operação iniciada em 2023, foi realizada nesta sexta-feira (21).

Operação contra tráfico de drogas
Policiais civis e militares participaram da operação em Francisco Beltrão (Foto: Divulgação/PCPR)

Leia mais:

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. Durante a operação, os policiais apreenderam porções de maconha, uma balança de precisão e celulares. Também foram efetuados os registros de dois termos circunstanciados. 

Os suspeitos de integrarem a organização criminosa foram encaminhados ao sistema penitenciário. A droga e os demais objetos apreendidos passarão por perícia para a coleta de dados, pois podem auxiliar na continuidade das investigações e determinar novas etapas dessa operação. 

A Polícia Civil iniciou as investigações após uma apreensão de 147 quilos de maconha, feita pela Polícia Militar em outubro do ano passado. A droga foi encontrada em um veículo na cidade de Nova Prata do Iguaçu, também na região Sudoeste do Paraná. Na ocasião, dois homens foram presos e uma adolescente foi apreendida.

“Por meio de investigações em conjunto com as diversas equipes da PCPR na região Sudoeste, logramos êxito em verificar uma série de conexões com terceiros e sinais de atividade de venda de maconha, cocaína e crack. Também localizamos indícios da atuação de uma facção criminosa”, afirmou o delegado André Mendes.

Com a continuidade das investigações, a polícia concluiu que a organização atuava em outras cidades, como General Carneiro, União da Vitória e Marechal Cândido Rondon, com a ajuda de 18 membros do grupo.

Primeira operação

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2023. Na época, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e quatro determinações para buscas pessoais e vistorias nos alvos que estavam detidos em unidades prisionais. 

Duas pessoas foram autuadas em flagrante e houve a apreensão de droga e munições.

A coleta de provas possibilitou o avanço das investigações e a identificação de outros cinco suspeitos de participação nas atividades de tráfico e negociação de armas de fogo. 

As investigações prosseguem para que mais pessoas envolvidas com o tráfico de drogas possam ser identificadas e presas.

Junho Branco

A operação realizada nesta sexta-feira consiste em mais uma das atividades realizadas pela Polícia Civil, na região Sudoeste, no mês de conscientização e prevenção do uso de drogas, tal qual instituído em 1987 pela Organizações das Nações Unidas (ONU). Na oportunidade, as delegacias aprofundaram as investigações contra o tráfico e promoveram palestras educativas com caráter preventivo e incineração de droga apreendida.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui