Policiais são investigados pelo Gaeco por envolvimento em organização criminosa
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Imperium. A ação é contra uma organização criminosa que estaria atuando em Jataizinho, norte do Paraná. Entre os investigados, estão policiais militares, particulares e um civil.
No total, serão cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 70 de busca e apreensão, além de outras medidas. São investigados crimes de usura, lavagem de ativos e exploração ilegal de jogos mediante corrupção ativa e passiva. Um dos jogos ilegais seria o “jogo do bicho”.
São alvos das prisões temporárias cinco policiais militares, um policial civil e oito particulares. Também foram impostas contra 11 particulares e dois outros PMs medidas cautelares diversas da prisão preventiva. Os cinco policiais militares presos e os outros dois investigados foram suspensos da função pública.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Militar Estadual e pela Vara Criminal de Ibiporã, que ainda determinaram o sequestro de veículos e de imóveis relacionados aos crimes. A ação tem a participação de 160 pessoas, entre promotores de Justiça e agentes de segurança pública, e conta com o apoio das corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil.