PR-170 é liberada, mas manifestantes do MST seguem no local; Incra se posiciona
A Polícia Militar informou que a PR-170, que foi bloqueada por manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) nesta quinta-feira (19), já foi liberada, na altura do Km 390, em Guarapuava. Cerca de 300 famílias permanecem no local.
Segundo a PM, os agentes foram até a rodovia e, de maneira pacífica, pediram para que os manifestantes liberassem a via. “Em momento posterior, conforme pode ser visto em vídeos que circulam pelas redes sociais, utilizando de força e agressão, os manifestantes retiraram a equipe policial do local. Os policiais envolvidos na ocorrência passam bem, nenhum deles foi feito refém e já se encontram na sede do 16º BPM”, disse a PM em nota.
Em nota, o MST Paraná confirmou que é falsa a notícia de que os policiais foram feitos reféns: “Por volta das 10h30 da manhã desta quinta-feira, após diálogo com o Incra e a Polícia Rodoviária Estadual, a via foi totalmente liberada”.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou uma reunião está marcada para esta sexta-feira (20) com representantes do MST e membros da autarquia, “para firmar entendimento e esclarecimentos sobre as pautas com os trabalhadores rurais sem terra”. “Assim, espera-que as mobilizações estejam suspensas até essa agenda de amanhã”, disse o Incra.