PR envia 30 policiais civis ao RS para reforçar segurança contra saques e roubos
Com estes, são mais de 100 agentes de segurança pública do Paraná atuando no estado gaúcho
O Paraná enviou, na manhã deste sábado (11), 30 policiais civis ao Rio Grande do Sul, para reforçar a segurança pública do estado, que, além das perdas com fortes chuvas e enchentes, também registra ocorrências de saques e roubos. O efetivo da Polícia Civil do Paraná (PCPR) se juntará à equipe aérea da corporação, que embarcou na quinta-feira (9) para o estado gaúcho com quatro policiais civis, em um helicóptero, e mais um agente de apoio por terra.
“Com esse envio da Polícia Civil, teremos mais de 100 agentes de segurança pública do Paraná atuando no Rio Grande do Sul, entre bombeiros, policiais militares e civis e peritos da Polícia Científica. E estamos aptos a enviar mais efetivo se for necessário, uma vez que o trabalho lá está muito desgastante. Tudo isso sem onerar o trabalho de nossas forças aqui no Estado”, afirma o secretário de Estado de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Leia também: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
A equipe enviada pela PCPR vai permanecer por 15 dias no Rio Grande do Sul e será substituída por outra, na sequência. Foram enviados policiais de diversas divisões, como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), bem como da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), entre outras.
Oito viaturas e dois botes vão ajudar patrulhamento no RS
Os policiais se deslocaram em oito viaturas, levando dois botes para ajudar no patrulhamento das cidades atingidas por enchentes. Os policiais civis do Paraná vão auxiliar a Polícia Civil do RS com reforço no efetivo. Entretanto, a equipe também poderá atuar em outras ocorrências, como no apoio a busca de vítimas e auxílio na distribuição de suprimentos.
“Essa equipe vai para apoiar as ações de segurança no Rio Grande do Sul. Estamos indo para ajudar em tudo o que for preciso, sem escolher missão. No que o estado do Rio Grande do Sul precisar, a Polícia Civil do Paraná estará disposta a ajudar”, enfatiza o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
Leia também: Enchentes RS: tudo o que se sabe sobre o desastre no estado
No período em que estiver em solo gaúcho, a primeira equipe da Polícia Civil também vai levantar as necessidades da segurança pública de lá. Dessa forma, o Paraná poderá ajudar mais, segundo a PCPR. O delegado-geral explica ainda que a Polícia Civil vai manter efetivo no Rio Grande do Sul por tempo indeterminado. “Vamos ficar lá pelo tempo necessário. Enquanto o Rio Grande do Sul precisar de apoio do Paraná, vamos disponibilizar efetivo”, afirma Rockembach.
Prazo de arrecadação de doações para o RS vai até 22 de maio
O prazo para arrecadação de doações por meio da campanha SOS RS, organizada pelo Gabinete da primeira-dama Luciana Saito Massa e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, foi prorrogado até 22 de maio. Alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza podem ser entregues em qualquer unidade da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Brigadas Comunitárias e sede do Instituto Água e Terra (IAT) e prédios da Secretaria de Estado da Cultura.
A Divisão de Infraestrutura vai recolher as doações e encaminha-las à Defesa Civil, para transporte até o Rio Grande do Sul.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.