Paraná tem menor número de homicídios dolosos dos últimos 17 anos, diz Secretário

Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Teixeira concedeu entrevista exclusiva a RICtv

Publicado em 16 jul 2024, às 20h34. Atualizado em: 17 jul 2024 às 16h17.

O Paraná tem o menor número de homicídios dolosos dos últimos 17 anos. São quase 12% de redução na ocorrência desses crimes em todos o estado. Segundo o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, é uma redução bem expressiva.

Paraná tem o menor número de homicídios dolosos dos últimos 17 anos
Secretário ainda destacou a diminuição de roubos e furtos de veículos no estado (Foto: Reprodução/RICtv)

Em entrevista exclusiva a RICtv, o Secretário ainda afirmou que na região dos municípios que possuem a operação Cidade Segura, a redução acabou sendo de quase 17%. Fazem parte dessa operação diversos municípios como Colombo, Piraquara e Almirante Tamandaré na Região Metropolitana de Curitiba. Além delas, Cascavel no Oeste do estado, Sarandi no Norte, entre outras.

Ainda de acordo com ele, quase 50% dos municípios paranaenses não tiveram nenhum homicídio este ano. Segundo o levantamento feito pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública, entre as cidades mais populosas do Paraná, a maior queda proporcional no volume de homicídios dolosos entre os primeiros semestres de 2023 e 2024 ocorreu em Umuarama, passando de 15 para apenas duas, o que equivale a uma redução de 86,7%.

As outras reduções mais expressivas foram registradas em Araucária (de 11 para 5, queda de 54,5%), Londrina (de 40 para 20, queda de 50%), Apucarana (de 12 para 7, queda de 41,7%), Francisco Beltrão (de 10 para 6, queda de 40%) e Colombo (de 25 para 16, queda de 36%).

Leia também:

Outro crime também teve redução considerável nos números de ocorrência é o roubo seguido de morte. “Importante destacar também um crime que que chama bastante atenção e causa uma sensação de insegurança que é o latrocínio, que é o roubo seguido de morte, nós tivemos também uma redução de 38%. É um dado bastante expressivo.” afirmou o Coronel Hudson. O número caiu de 31 para 19 entre os dois períodos.

Número de furtos e roubos de veículos no estado também diminuiu

Apesar do aumento significativo de veículos no Paraná, os números também mostraram uma redução de 30% nos roubos. Além disso, o número de furtos de veículos também apresentou 15% de diminuição.

O Secretário explicou que essa redução se deve a uma estratégia da Secretaria de Segurança Pública, como a contratação de mais delegados. “O índice de solução de crimes aumentou muito, o que leva a impunidade que tinhamos ter reduzido bastante. E também o efetivo operacional da Polícia Militar estar mais nas ruas, mais abordagens, com mais ostensivo, coibindo este tipo de delito”, relata Hudson.

Também houve redução nos crimes contra o patrimônio. O número de furtos caiu 15,48%, passando de 85.333 para 72.121 entre os primeiros semestres de 2023 e de 2024.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!