PRF aborda automóvel e evita que homem caia no "golpe da OLX"
Policiais rodoviários do posto de Quatro Pontes, no Oeste do Paraná impediram que um homem fosse vítima de estelionato, e perdesse R$ 28 mil, na manhã desta segunda-feira (3).
- Veja também: Internado com obstrução intestinal, Bolsonaro passará por exames para possível cirurgia
Os policiais abordaram o veículo Jetta, em frente a unidade policial. No automóvel estavam o proprietário e um interessado em comprar o veículo. Durante a verificação, os policiais apuraram que havia um terceiro intermediando a negociação.
Diante da suspeita de se tratar de um crime de estelionato eletrônico, popularmente conhecido por “golpe da OLX“, os policiais começaram a levantar informações. Os federais constataram a falsidade de um dos anúncios e evitaram que o golpe fosse concretizado.
De acordo com a vítima, caso o golpe fosse a frente, ele perderia todo o dinheiro que tinha juntado para comprar um carro.
O Golpe
O golpe funciona da seguinte maneira: o estelionatário encontra um anúncio de venda de veículo verdadeiro no site, usa os dados para fazer outro anúncio falso, com um valor reduzido.
Quando algum interessado entra em contato com o estelionatário e pede pra olhar o veículo, ele entra em contato com o verdadeiro anunciante para dizer que conhece um terceiro interessado; nessa intermediação, o estelionatário consegue convencer tanto o anunciante verdadeiro quanto o interessado a não discutirem preço, pois o golpista é quem “resolveria” isso por ambos.
Dessa forma, o interessado acaba por depositar o valor na conta do estelionatário e fica sem o veículo.