PRF apreende 129 mil cigarros eletrônicos no Paraná

Os 129 mil dispositivos eram transportados em um caminhão. O motorista foi preso e encaminhado a Polícia Federal de Guarapuava

Publicado em 24 jul 2024, às 13h20. Atualizado às 14h34.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de 129 mil cigarros eletrônicos, em Vitorino, no Sudoeste do estado, na terça-feira (23). A venda do produto é proibida desde 2009 no Brasil. Conforme a PRF, o caminhoneiro, de 30 anos, ao ser parado pelos agentes alegou que o caminhão estava vazio. 

A venda de cigarros é proibida no Brasil desde 2009 (Foto: divulgação/PRF)

Logo depois, a corporação verificou que no veículo tinha diversos tipos de cigarros eletrônicos (popularmente conhecidos como vape). O condutor do caminhão foi preso e encaminhado para a Polícia Federal em Guarapuava (PR), juntamente com o veículo e a mercadoria apreendida, para o registro do crime de contrabando. De acordo com a PRF, o suspeito informou que pegou a carga em Céu Azul (PR) e levaria até Pato Branco (PR).

Cigarros eletrônicos são apreendidos no PR; veja vídeo

Cigarro eletrônico e o risco à saúde

Segundo especialistas, o cigarro eletrônico são prejudiciais à saúde e geram dependência. Em março deste ano, um jovem americano, de 25 anos, ficou com um “buraco” no pulmão por usar vape por um período longo. Em 2022, foi relatado um caso ainda mais grave envolvendo o uso do produto, uma criança morreu e um adolescente ficou em coma após usar vape.

Paraná lidera contrabando no país, diz PRF

Conforme a PRF, o Paraná é o estado que mais apreende este tipo de contrabando no país e também foi responsável pela segunda maior apreensão de cigarro eletrônico do ano, com 100 mil unidades apreendidas em Santa Terezinha de Itaipu (PR), em maio.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!