Queda de avião em Vinhedo: veja o que ainda falta esclarecer sobre o acidente

Documento inicial do Cenipa sobre o acidente com o voo da Voepass pode esclarecer questões importantes que ainda não foram respondidas

Publicado em 6 set 2024, às 13h42.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai divulgar nesta sexta-feira (9) o relatório parcial sobre a queda de avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, no dia 9 de agosto deste ano. Ao todo, 62 pessoas morreram na tragédia. 

Queda de avião em Vinhedo: o que ainda falta esclarecer sobre o acidente
Relatório inicial deve sair nesta sexta-feira (9) (Foto: Divulgação/ Secretária de Segurança de São Paulo))

O que pode ser apresentado 

A expectativa é que o documento apresente uma resposta inicial sobre as causas da queda da aeronave. A avaliação será encaminhada, em seguida, para a Organização Internacional de Aviação Civil. 

O que se sabe sobre a queda de avião em Vinhedo

Até o momento, o que se sabe sobre a tragédia com o voo da Voepass é que a tripulação perdeu o controle da aeronave. O Cenipa atualizou no dia 16 de agosto um documento inicial sobre o acidente, onde as informações ali contidas podem ser alteradas até o relatório final. 

A princípio nenhuma das investigações do Cenipa aponta culpados, apenas fatores que contribuíram para que o avião caísse no interior de São Paulo. 

Caixas-pretas foram recuperadas 

Duas caixas-pretas foram recuperadas pelo órgão que apura as causas do acidente. Nelas, foram retirados os dados do voo e gravações de conversas de dentro da cabine. Os motores do avião também foram recuperados. 

Queda de avião matou 62 pessoas

O avião de médio porte da companhia Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, caiu no bairro Capela, em Vinhedo, no Interior de São Paulo, na tarde do dia 9 de agosto. A aeronave que saiu de Cascavel tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. 58 passageiros e 4 tripulantes morreram na queda.

De acordo com a companhia aérea, o avião, tinha capacidade para 68 passageiros e havia decolado às 11h58. O voo estava programado para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50, mas caiu minutos antes de chegar ao seu destino. As causas do desastre são investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O órgão apresentará um relatório prévio dos trabalhos aos familiares das vítimas no sábado (7), em uma reunião em Brasília.

Velório das vítimas da queda de avião em Vinhedo será coletivo em Cascavel
Avião caiu em um condomínio na cidade de Vinhedo (Foto: Reprodução/ Record)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!