Famílias de vítimas em queda de avião serão atendidas por defensorias do PR e SP

61 pessoas estavam no avião que caiu em São Paulo. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, com sentido a Guarulhos, em São Paulo

Publicado em 9 ago 2024, às 17h42. Atualizado em: 10 ago 2024 às 13h02.
POST 15 DE 30

As famílias das vítimas que estavam no avião que caiu nesta sexta-feira (9), em São Paulo, terão um canal no WhatsApp (41 9 9232-2977) para buscar orientações, informações e atendimento sobre as demandas relacionadas à tragédia.

Famílias de vítimas em queda de avião serão atendidas por defensorias do PR e SP
61 pessoas estavam no avião no momento da queda em São Paulo (Foto: reprodução / redes sociais)

O canal, criado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP), será coordenado pelo Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-PR e pela coordenação da Defensoria em Cascavel. Segundo a DPR-PR, uma equipe da defensoria se encontra no aeroporto de Cascavel para orientar as famílias.

O que diz a Polícia Federal (PF) sobre a queda do avião

Em nota, a Polícia Federal (PF) disse que iniciou investigações para apurar o acidente. Veja a nota na íntegra:

A Polícia Federal iniciou as investigações para apurar o acidente aéreo envolvendo aeronave da companhia Voepass na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo/SP.

Policiais federais já estão no local do acidente e a instituição compõe gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos/SP.

Serão enviados ao local especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, para auxiliar nas apurações.

O que diz a Força Aérea Brasileira (FAB)

Em nota à imprensa, a Força Aérea Brasileira (FAB) relatou que o vôo ocorreu dentro da normalidade até às 13h20, após este horário o avião não respondeu às chamadas. Leia a nota na íntegra:

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que, em relação a ocorrência registrada em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (09/08), a aeronave de matrícula PS-VPB, da companhia VoePass, com 62 pessoas a bordo saiu de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP).

O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22.

O DECEA informa, ainda, que o SALVAERO foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.

CENIPA fará Ação Inicial
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão no local para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Queda de avião nesta sexta-feira (9)

Um avião de médio porte caiu no bairro Capela, em Vinhedo, no Interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9). A aeronave que saiu pela manhã de Cascavel, no Oeste do Paraná, tinha como destino Guarulhos, em São Paulo. Segundo a companhia, haviam 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A aeronave da companhia VOEPASS, anteriormente conhecida como Passaredo, tinha capacidade para 68 passageiros e havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h58. O voo estava programado para pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 13h50.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.