Racismo: Veranista xinga policial durante abordagem e é preso no litoral do Paraná
O Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) prendeu um homem após ele proferir palavras de cunho racista contra um policial militar durante uma ocorrência de perturbação de sossego, na madrugada desta quinta-feira (28), na Avenida Atlântica, em Matinhos, no litoral paranaense.
Conforme o Boletim de Ocorrência, a equipe BPRONE estava em patrulhamento pela beira-mar quando se deparou com uma aglomeração de pessoas em via pública, ingerindo bebidas alcoólicas e perturbando o trabalho e sossego alheio.
Durante a abordagem, foi dada a orientação para que o indivíduo responsável reduzisse o volume do som que estava bastante alto. No entanto, quando a equipe policial retornava para a viatura, o mesmo proferiu palavras de cunho racista contra um dos policiais. Neste momento, foi dada voz de prisão ao suspeito e ele foi encaminhado para a delegacia pelo crime de injúria racial.
Diariamente, o BPRONE realiza mais de 200 atendimentos entre Curitiba e o Litoral e reforça aos policiais que o respeito deve prevalecer em todas as ocorrências, independente da situação.
A Polícia Militar do Paraná lamenta o episódio envolvendo um militar estadual e ressalta que todas as abordagens realizadas são feitas de forma ordeira e respeitosa, mas algumas pessoas extrapolam o limite da civilidade e atacam policiais que estão a serviço da população paranaense.